ELETROELETRÔNICA INDUSTRIAL

TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA

O Curso em Eletroeletrônica do Colégio Duque de Caxias é um curso renomado e conta com experiências de mais de 50 anos de tradição, formando os melhores profissionais para o mercado de trabalho.

Nosso Curso além de homologado pela Diretoria de Ensino – Região de Jundiaí, também é reconhecido pelo Conselho Federal de Técnicos. Assim sendo, todo aluno que termina o curso técnico, pode adquirir seu Registro profissional junto ao CFT – Conselho Federal de Técnicos. 

O PROFISSIONAL

O Técnico em Eletroeletrônica atua nas áreas de Eletrotécnica e Eletrônica Industrial. Desenvolve, implanta e mantém sistemas de produção automatizados, envolvendo controles numéricos, controladores lógicos programáveis, microprocessadores e controladores eletrônicos em geral. Desenvolve projetos e atividades de planejamento e operação de máquinas elétricas, distribuição de energia elétrica, sistemas de potência, instalações elétricas residenciais, prediais e industriais, sistemas de comunicação, circuitos digitais, instrumentação, controle e automação, integrando suas atividades com os aspectos socioambientais inerentes às questões da oferta e demanda de energia elétrica.

O MERCADO DE TRABALHO

Atua em indústrias, centros de pesquisas e empresas de média e alta tecnologia, em empresas de projetos, de manutenção, de instalação e montagem, em concessionárias de energia elétrica e de telefonia, em empresas de desenvolvimento de produtos eletroeletrônicos, em hospitais, em empresas de informática e de telecomunicações. O profissional desta área, promissora e em crescimento, poderá desenvolver-se em carreira técnica nas empresas públicas e privadas, ou mesmo criar seu próprio negócio como profissional autônomo ou empresário.

O CURSO

Aborda conhecimentos nas áreas de Eletricidade, Máquinas e Instalações Elétricas, Eletrônica de Potência, eletrônica elementar, Automação Industrial, Sistemas Digitais e Sistemas de Controle. Além da análise de produtos típicos do mercado, as aulas são complementadas com a realização de aulas práticas em nossos laboratórios. Nas áreas de Eletrônica e de Máquinas e Instalações Elétricas, o aluno aprenderá técnicas que o levarão a dominar situações rotineiras de um ambiente industrial (manutenção, automação industrial e desenvolvimento de projetos) e condições de acompanhamento e desenvolvimento nas áreas inerentes ao setor elétrico, tanto em relação à sua disponibilização para o mercado (Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização) como relativamente aos seus usos finais (Implantação, Operação e Manutenção Industrial, Instalações Prediais, Residenciais e Comerciais e equipamentos em geral).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A carga horária total do curso são de 1.200 horas, dividido em três ( 3 ) Módulos de 400 horas cada.

Módulo 1

Cálculos Técnicos
Informática 
Elementos de Máquinas 
Metrologia 
Desenho Técnico I 
Eletrônica Geral 
Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos 
Normas Técnicas e Meio Ambiente 
Comandos Elétricos

Módulo 2

CAD 
Eletrônica Analógica
Desenho Técnico II
Sistemas Eletropneumáticos 
Sensores, Atuadores e Transdutores 
Manutenção e Instal. de Equipamentos
Gestão Industrial
Comunicação
Projeto TCC I
Segurança em Sistemas Elétricos

Módulo 3

Eletrônica Digital 
Instrumentação 
Projetos TCC II
Análise de Circuitos CA
Máquinas Elétricas 
CLP-Controladores Lógicos Programáveis e Microcontorladores
Projeto de instalações elétricas e eficiência energética
Equipamentos Eletrônicos e Eletrônica de Potência



Documentos necessários para efetuar a matrícula:

Certidão de Nascimento/Casamento, RG, CPF, Comprovante de Endereço, 2 fotos 3×4, Histórico do Ensino Médio (se não for do Estado de SP enviar 2 cópias autenticadas), Declaração do trabalho.