CURSO DE OPERADOR DE MÁQUINAS DE PRODUÇÃO

Com o desenvolvimento da tecnologia o mundo mudou e o operador de produção, aquele profissional de produção que só alimentava a máquina com a matéria prima  fazendo o acionamento da mesma, sem nada saber além do que fazia, perdeu o  emprego.

Surgiram máquinas com operações tecnológicas que dispensaram as operações repetitivas do homem com trabalhos de rotina, obtendo o menor custo e muito mais qualidade com os seus trabalhos  para  os mesmos produtos, atuando com velocidade produtiva assustadora e sem a utilização do tradicional operador de produção.

O operador de produção, na inovação da tecnologia teve que se adequar a nova modalidade de trabalho, buscando conhecimentos em estudos, agora para a possibilidade de operar linhas de máquinas ou esteiras automatizadas com operações com diversas funções na obtenção aos produtos de acabamento ou de operações individualizadas, nada mais  do que o antigo operador de produção que sem conhecimento técnico fazia sua operação mecânica improdutiva e hoje, com conhecimentos básicos da tecnologia de trabalho, opera a uma lnha automatizada ou conjuntos de máquinas automatizadas, no comando individual de suas funções ou na supervisão de funcionários que numa linha de produção assessoram os trabalhos da mesma.

Nos trabalhos nas indústrias, não existem mais espaço para o profissional despreparado. Para cada função o profissional existe uma formação e o Operador de Máquinas hoje citado já não é aquele que  operava uma máquina sem saber   que fazia e porque fazia apenas cumprindo a rotina do que lhe era dada como trabalho, mas sim aquele que opera um sis tema Automatizado de Máquinas

Ainda assim e no inicio de sua carreira o Operador de Máquinas, em trabalhos de produção, atuam nas empresas, operando máquinas automatizadas. Porém de operações individuais.

Atuam também, no inicio de carreira, na separação de produtos e materiais para abastecimento das linhas de produção, controle de qualidade, limpeza das máquinas, organização do ambiente e liderança de seu grupo de trabalho.

O cargo de Operador de Máquinas de Produção requer uma formação profissional em seus conhecimentos de trabalhos, disciplina e conduta pessoal.

Sua função na empresa é tão importante que,  no ingresso à mesma e de acordo com o tipo de equipamentos que irá trabalhar, receberá treinamentos cujos conhecimentos para os mesmos, desenvolvemos neste curso.

O que é necessário aos interessados aos trabalhos propostos aos Operadores de Máquinas de Produção no uso da tecnologia.

É claro que dependendo do tipo de trabalho e da capacidade do desenvolvimento produtivo se faz necessário a qualificação  do profissional quanto a sua formação…

Em linhas de produção ou montagens de grandes equipamentos, onde a tecnologia mecânica é elevada,  constantemente inspecionada em seu trabalho é claro que necessitamos de um operador que tenha conhecimento de suas funções, no caso, com formação em cursos técnicos ou até de níveis superiores nas áreas dos trabalhos que desenvolvem.

Quando em linhas de montagens, seleções ou acabamentos de produtos ou mesmo em operações de manipulações pessoais, com conhecimento do que fazem em suas operações, é preciso que tenhamos para os trabalhos, profissionais a disciplina e conduta pessoal em suas operações de trabalhos mecânicos.

Para a obtenção de produtos mais simplificados basta-nos o conhecimento ao profissional de operações, regido por seus conhecimentos básicos de trabalhos diante do universo da empregabilidade a que se propõem, com disciplina e conduta pessoal do profissional preparado que deve ser, para a oportunidade do desenvolvimento de opções, num mercado carente desta mão de obra, hoje especializada.